quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Inspirações😌

Inspirada pela doce Mariette do blogue Mariette's Back to Basics, resolvi começar a olhar com mais atenção para a decoração da minha casa. Muitas vezes, somos influenciadas pelas modas (que, diga-se de passagem, são passageiras) e acabamos por ter a nossa casa igual a milhares de pessoas.😕
Lembro-me que nos anos 80 e 90, as casas eram todas diferentes em termos de decoração.
Sim, haviam tendências e muitos móveis iguais ou parecidos como hoje em dia, mas as pessoas, talvez por não terem acesso a tanta informação como temos nos dias de hoje, decoravam a casa à medida das suas posses e gostos. Creio que não me lembro de ver 2 salas ou quartos iguais, nessa altura...
Hoje, peguei numa caixa prateada antiga que comprei numa feira de antiguidades em S. Martinho do Porto há uns anos e que estava escondida numa gaveta, limpei-a bem e dei-lhe um lugar de destaque. Em seguida, cortei uma flor que tenho na varanda e que me foi oferecida pela minha sogrinha (e que já tem mais botões a florir) e pu-la numa jarra de cristal da década de 80.
Lembram-se das jarras da Cristal D'arques ? Eu adorava essas jarras e a minha mãe tinha algumas, mas com o tempo foram ficando fora de moda.
Mas... quem disse que temos de seguir a moda? Temos de usar as coisas de que gostamos (nós e quem vive connosco, é claro😉) e transformar a nossa casa no nosso LAR. No sítio onde ansiamos estar e voltar ao fim do dia. No nosso lugar preferido em todo o mundo. E se isso incluir algo que já "passou" de moda, mas vos traz alegria e boas recordações, vão em frente!
E vocês? O que é que acham que ficaria LINDO na vossa casa, mas têm receio de usar por causa do que os outros vão pensar?


"Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável."

Provérbios 24:3-4

6 comentários:

Bella disse...

Eu concordo 100% que a casa deve ser ao gosto de quem vive nela e não de tendências. Eu nunca liguei a modas :D
Faço e uso naperons de croché porque adoro, passo-os a ferro como a minha mãe ensinou :) inspiro-me sim noutras casas ou fotos que gosto! Em particular gosto de shabby-chic e padrões florais à vovó mesmo :D
mas sempre tem o meu toque pessoal.

Não gosto das tendências modernas em geral: parede vermelha dá-me AVC, parede preta dá-me fanico, mantas riscadas em vez de flores dá-me azia :D mas cada um tem direito à sua pancada e eu à minha!
Gostamos de móveis de madeira, porque os de madeira prensada dão alergia cerebral ao marido :D cortinas brancas nas janelas é um must! E depois tenho a panca de pôr a decoração da casa consoante a estação do ano. Uso os bonecos de cerâmica da minha falecida mãe para decorar a casa porque eu gosto :)

Afinal somos nós quem pagamos as contas e não os de fora ;)

Beijos

Mariette VandenMunckhof-Vedder disse...

Dearest Paula,
Thank you for the mention here! You are too kind...
Well, as for home decoration or clothing, I've never followed any 'style'. That is en mass being enforced to follow, a huge brain washing.
Sorry, both of us don't belong in that herd.
My philosophy is to be loyal to your husband/wife, to wear what you feel best in and what underlines your strongest features (we all have 'some'!) and also for our budget. Would one swap the spouse also after one or more seasons?! NO.
So enjoy it and rather indulge in a few precious pieces, like your silver box from S. Martinho do Porto. With a fresh polish you relived the moment of joy at the time of becoming its new owner and you even partnered it with the flowers that came from your mother–in–love, it became the perfect decoration in your HOME.
Our homes are a dwelling where we love and feel sheltered from the harsh world around us, a place that we call our own. Not a mass reproduction from some forced upon catalog or magazine.
Kudos to you and sending love to you both from both of us.
Pieter read your mention and smiled and said, and that is being said from far away. But in reality not that far. Our hearts sense and observe the same.
Hugs,
Mariette

Mari disse...

You are so right! I've had too much decor that went out of style (I remember ducks and chickens in the 80's) I feel like what I have is more timeless now, but in 10 years I'll probably think otherwise.
I like what you did with the vase and box. I have a little bird that looks just like yours!

Lucinalva disse...

Bom dia, Paula
Ótima postagem, também concordo que devemos decorar a casa de acordo com aquilo que gostamos, roupas também, nunca vou atrás da moda, porque tenho meu estilo, lindo versículo de Provérbios, um forte abraço.

Ginny Hartzler disse...

How sweet your little scene is! I think we should decorate with what makes us happy when we look at it, since we have to live at home and see it all the time.

Ingrid Shinoda disse...

Olá!
Tem coisas que eu guardo por recordação. Cada um deve decorar seu lar com o que te faz bem, que tragam boas lembranças e não seguir só o que esta na moda. E o versículo é lindo =)
Espero você domingo no blog para a Jornada da Fé =)
Beijinhos e tenha um lindo fim de semana