terça-feira, 2 de agosto de 2022

Dicas!👋

Olá!
Por aqui tem havido muito que fazer. Incêndios (4 em poucos dias) mesmo junto à nossa casa, que graças a Deus não chegaram a nós, arrumações e muuuiiiiito calor.😵
Com os incêndios tão perto de nós, aprendi a pôr muita coisa em perspetiva, mas isso é para um outro post. Por agora, deixo apenas 2 dicas que acho que são muito úteis. A primeira aprendi com a minha sogra.😊
Sabem aquelas vezes em que temos convidados para jantar e sabemos que no dia seguinte alguns têm de se levantar cedo para ir trabalhar e pensamos: Hum... sobrou comida e sobremesa... Acho que deve dar um jeitão ao X ou à Y, para levarem amanhã para o trabalho.
Ou quando fazemos um almoço de família e sabemos que alguém ainda vai ter de fazer uma viagem longa e vai chegar a casa cansado e que aquela comida que sobrou, vai dar um jeitão para logo à noite.
Pois é! Muitas vezes, a minha mãe fazia isso comigo e a minha sogrinha faz o mesmo, mas geralmente trazemos a comida em caixas de gelado que ela lavou e guardou previamente para estas alturas (ideia brilhante: coro de vozes celestiais😮).
Assim, não há problemas com caixas perdidas ou estragadas e basta tirarmos a comida da caixa e colocá-la num recipiente próprio para aquecer no forno ou no microondas (NUNCA aqueçam essas
caixas no microondas). Digam lá que não é uma boa ideia?
Já guardei algumas e quando estiver a ficar com o stock em baixo, começo a guardá-las outra vez.

A segunda dica tem a ver com a segurança da nossa casa.
Uma vez, uma das vizinhas acendeu a lareira e ao que parece estava entupida. Como ao princípio ninguém sabia o que é que estava a causar tanto fumo no prédio, chamamos os bombeiros e felizmente foi apenas um pequeno percalço. Mas imaginem que tinha sido mesmo um incêndio?
Desde essa altura, fez-se uma reunião de condomínio e ficou estabelecido que cada um teria um pequeno extintor em casa, para o caso de ser preciso apagar um foco de incêndio que estivesse a começar.
No nosso caso, como temos a porta de entrada mesmo ao pé da porta da cozinha, colocámos o extintor na parede ao pé da porta da cozinha, para ser mais fácil de encontrar em caso de emergência.
Acho que temos de estar o melhor preparados possível, para aquelas situações que esperamos nunca ter de enfrentar, mas que podem surgir a qualquer momento.

Não dá para ver muito bem, mas escrevi a data de validade para sabermos quando estiver na hora de o trocar. Agora, o próximo passo vai ser comprar também uma manta corta-fogo, para ter na cozinha. Como diz o velho ditado, mais vale prevenir que remediar.😉

5 comentários:

Lucinalva disse...

Olá Paula
Ótimas dicas, bjs querida.

Mari disse...

Those are all good ideas! Better to be prepared.
I like your ice cream boxes. In the states, we have cardboard ice cream boxes, so they wouldn't work for re-using.

Mariette VandenMunckhof-Vedder disse...

Dearest Paula,
Oh, handing left–over food to those that need to travel a long way back home, is very thoughtful!
It makes one happy as well.
Here in Georgia/USA, we need to have a fire extinguisher in the home in order to even get home insurance! It is a MUST.
Good luck with the remainder of summer.
Hugs,
Mariette

Bella disse...

Olá Paula!

Lamento a situação dos incêndios :( Logo 4! Um já dá cá um susto e tanto! O pior é que os verdadeiros criminosos são too big to jail!

Tudo boas dicas e de facto mais vale prevenir que remediar!

Tudo de bom e continuam atentos aos incêndios! Beijocas

Nal Pontes disse...

Oi Paula. Lamento pelos incêndios tomará que já tenham acabados. Boas dicas aqui amei. Parabéns por compartilhar. Bjs querida