quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Bom dia, alegria!🐜

Hoje não temos chuva, mas o frio lá fora já faz apetecer vestir um casaquinho!😁
Quando acordámos verificámos que não havia água nas torneiras e depois do Nuno ligar para a Câmara Municipal, para saber se havia algum problema na nossa zona, soubemos que estavam a arranjar 2 condutas que tinham ruturas e não tinham previsão para quando o problema estaria resolvido.
Felizmente, temos água destilada que sai da máquina de secar roupa e que guardamos em garrafões para usar em emergências como esta e para passar a ferro. Além disso, temos também garrafões de água para beber na despensa, para casos como o de hoje, mas como é óbvio, abrir a torneira e lavar as mãos ou puxar um autoclismo é muito mais fácil do que andar a carregar garrafões para trás e para a frente...
Como bom Pai que é, Deus usa todas as ocasiões para nos ensinar alguma coisa (mesmo coisas que nós não queremos aprender) e esta situação não foi exceção.😉
Ontem à noite, o Nuno chegou da diálise por volta das 22h40 e como sempre jantámos depois dele chegar. Eu sei que podia jantar mais cedo, mas mesmo nos dias em que ele faz diálise, prefiro esperar e jantar com ele!💗
Depois do jantar, ainda tinha a máquina com a loiça lavada por tirar e como já era tão tarde, resolvi deixar a loiça suja no lava-loiças e colocá-la na máquina de manhã, depois de tirar a lavada lá de dentro. Já estão a adivinhar o que é que aconteceu...
Como hoje de manhã não havia água, tive de colocar a loiça suja na máquina e andar com garrafões para trás e para a frente para lavar as mãos. E se ontem não tivesse sido preguiçosa e tivesse tirado a loiça que já estava lavada da máquina e posto a suja, enquanto ele estava na diálise, tinha ido dormir com a bancada e o lava-loiças limpinhos e desimpedidos e hoje de manhã, tinha colocado a loiça do pequeno-almoço na máquina num instante.
O pior é que já não é a primeira, nem a segunda vez que isto acontece. Que eu me deixo vencer pela preguiça e prefiro deixar as coisas para o dia seguinte, quando no dia anterior tenho tempo mais que suficiente para as fazer.
Lembro-me que quando trabalhava em Lisboa e fazia praticamente 2h00 de caminho para cada lado em transportes públicos, chegava a casa e ainda ia arrumar as coisas e fazer o jantar e aos fins-de-semana, além do Nuno aspirar e lavar o chão, eu ainda passava a ferro. E mesmo assim conseguíamos ter tempo para nós e para passear e descansar.
Lembro-me também que nessa altura eu já tinha o desejo de ser dona-de-casa e quando via em alguns blogues, mulheres que eram donas-de-casa e se queixavam que estavam cansadas e não tinham tido tempo para fazer isto ou aquilo, eu abanava a cabeça e dizia para mim mesma que um dia, quando eu estivesse na mesma situação, ia fazer tudo e mais alguma coisa e ainda ia ter tempo de sobra.
A realidade é que tenho tempo de sobra, mas como estava habituada a ter um horário para tudo, aproveitava cada bocadinho do dia e agora, como eu é que giro o meu tempo, muitas vezes dou por mim a procrastinar ou a adiar tarefas por pura preguiça e não por falta de tempo.😓
Sei que tenho de mudar e cada dia é uma nova oportunidade para o fazer, mas isso só depende de mim, por mais lições que Deus me possa ensinar.
E vocês, também lutam com a falta ou excesso de tempo e a procrastinação? Como é que gerem o vosso dia?

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento.
Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado."

Provérbios 6:6-8

 
PS - Entretanto a água já voltou e a loiça do almoço já está arrumadinha na máquina e pronta a lavar!

14 comentários:

Anónimo disse...

Olá querida
Eu também fico procrastinando
Deixo sempre para depois o que posso fazer agora
E penso, é melhor fazer o mais rápido possível!
Deixar para depois ou para o outro dia não é uma boa ideia
pois aí vai virando uma bola de neve!
Uma casa dá muito trabalho, por isso devemos administrar muito bem o nosso tempo, para não jogá-lo fora com coisas inúteis.
Um abraço querida, amei o seu texto!

Paula Alexandra Santos disse...

Olá, Larissa!
Acho que procrastinar é um mal geral e ainda por cima, hoje em dia temos tantas máquinas que nos ajudam e facilitam a lida da casa...
Beijinhos!
:)

Bella disse...

Olá Paula! Eu adoro fazer trabalho doméstico, mas o meu trabalho tira muito de mim. Quando chego a casa à noite, faço o jantar, ponho a máquina da roupa a lavar e estendo depois. E depois volto a trabalhar de novo no computador para adiantar o trabalho.

Nos sábados é para a casa, para a horta e roupas. O tempo desaparece num instante, e não consigo fazer o que quero. Domingo normalmente é para eu e o marido termos para nós, e mesmo assim muitas vezes ele tem de preparar as aulas, fazer os testes para os miúdos, etc. e eu tenho trabalhos para adiantar. Quando estou cansada e desmotivada, vou para os artesanatos para recarregar baterias :) Tem sido o meu valium há 20 anos!

Gosto de tudo limpo e organizado, mas desde fevereiro do ano passado tivemos de ir viver com a minha sogra por causa da situação dela, e então tive de me habituar à desorganização dela. No início tinha piripaques, mas acabei por conseguir gerir minimamente a situação!

Enfim, fazemos o que podemos! Quando morrermos, nada disso vai importar não é verdade? Só a nossa comunhão com Deus é que vai ditar para onde a nossa alma irá parar :) Bjs

Paula Alexandra Santos disse...

Olá, Bella!
Como eu te entendo, em relação a teres de fazer as coisas quando chegas a casa do trabalho... Também fiz o mesmo por vários anos e mesmo assim, parecia que tinha mais energia. :S
Acredito que viver com alguém além do marido/esposa/filhos já seja um desafio, pois somos todos diferentes, mas viver com alguém que não é organizado ainda dificulta mais.
É mesmo uma questão de paciência e muita oração!
Vou orar por ela, se não te importares. Como dizes e muito bem, o mais importante é a nossa comunhão com Deus e onde a nossa alma vai parar.
Beijinhos!
:)

Ginny Hartzler disse...

They should warn people when they are turning the water off!! That is not right. Your husband is having dialysis? I am sorry, what is his diagnosis? He is blessed to have you with him through all the steps. I am lazy as well, watch too much T.V.!

Mari disse...

I'm so glad your water is back on!
It's sometimes surprising what can be done in a fairly short amount of time. And it's also surprising how little can be done when I start lazing around!

Paula Alexandra Santos disse...

Hi, Ginny!
They usually warn if they have it shceduled, but this was something that broke in the conducts and they had to fix it as an emergency.
My husband has kidney failure, so he has to do dialysis 3 times a week.
He's waiting for the transplant, so please pray for him! :)
I think TV and social media, are what keeps us from doing everything we need during the day!
:P

Paula Alexandra Santos disse...

Hi, Mary!
So am I! And you're right: we can do SO much in so little time, when we want or need to...
But when we DON'T want to... Sigh...
:)

Bella disse...

Muito obrigada! Agradeço as orações sim e eu vou orar por vocês pelo teu marido e a situação de saúde dele!! Deus te abençoe! Bjs

Paula Alexandra Santos disse...

Obrigada de coração, Bella!
Deus vos abençoe muito, também!😘

A Paixão da Isa disse...

ola gostei muito deste post eu por vezes tambem so assim obrigada pela vesita volte sempre bjs saude

Paula Alexandra Santos disse...

Olá, Isa!
Eu é que agradeço pela visita e a porta deste blogue está sempre aberta!
Beijinhos e bom fim-de-semana!
:)

Luluwalkingonsunshine disse...

Bom dia querida Paula
Já vi que o Outono chegou a este cantinho,aos poucos o frio vai chegando e vontade de estar por casa aninhado também.
Não sou dona de casa, mas já tive esse sonho.A vida ensinou me que não sou muito boa com muito tempo livre.
A trabalhar em full time e gerir uma família não é fácil, para além de que eu também sou prioridade.
É preciso disciplina e consistência, o despertador toca ás 05:45 e la vai ela começar o dia.
Grata por mais um dia , cansada ou não, triste ou contente lá vou eu.
Tem me feito bem e tencionou continuar.
Bj grande e espero te bem
Lulu

Paula Alexandra Santos disse...

Olá, Lulu!!!
Já tenho saudades de te ler no teu blogue!
Saudades tuas, da Guidinha, da Pinta Roxa, da Casa do Goldie e de tantos outros cantinhos... éramos um grupo de blogues que eu adorava ler e aprendíamos tanto umas com as outras, apesar de não nos conhecermos pessoalmente...
Eu também tenho de aprender a gerir melhor o meu tempo e entender de uma vez por todas, que o dia tem 24h e que tenho tempo mais que suficiente para fazer tudo o que preciso, namorar e descansar!
Beijoquinhas e também espero que esteja tudo bem contigo!
:)