quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Deus Ama-te. Sim, a ti.

Hoje acordámos com a triste notícia de que a namorada de um colega do meu marido se suicidou.😔
Tinha 20 e poucos anos, era uma pessoa bonita por fora e pelo pouco que sei, também por dentro. Preocupava-se com os outros, tinha uma vida inteira pela frente e ainda há poucos dias, tinha celebrado o aniversário do namorado e parecia no topo do mundo. Parecia.
A verdade é que por mais boas pessoas que sejamos ou tentemos ser, enquanto não conhecermos o amor de Deus, vamos estar sempre sujeitos ao turbilhão das nossas emoções e das circunstâncias que nos rodeiam. A estarmos bem com os outros, áquilo que os outros pensam e dizem, da maneira como nos tratam...
Eu também já fui assim. Já pensei fazer o mesmo um dia e se não fosse Deus, sei que hoje não estaria aqui. Por isso, embora o sofrimento de alguém que tira a sua própria vida pareça terminar aqui na terra, tenho a certeza que vai começar na vida eterna. E esse nunca vai acabar.
A Bíblia diz-nos em Êxodo 20:14: "Não matarás". Isso quer dizer que eu não devo tirar a vida a ninguém. Nem a minha.
Tal como eu um dia me senti assim e ela se sentia assim, tenho a certeza que existem muitas pessoas novas e mais velhas que se sentem assim. Com um vazio, uma tristeza desesperada, uma vontade de acabar com tudo e fugir. De deixar os problemas para trás e descansar finalmente.
Peço-vos que não façam isso. Peço-vos que se é assim que se sentem, que procurem ajuda. Que acima de tudo, falem com Deus. Se nunca o fizeram, façam-no com as vossas próprias palavras e digam-Lhe o que sentem. Que estão desesperados e que não sabem o que fazer.
Deus não quer palavras caras e rezas repetitivas. Deus não quer ladaínhas. Deus quer o vosso coração. O vosso querer e acima de tudo, quer mostrar-vos que vos ama e que vos ama tanto, tanto, tanto que um dia deu O Seu Filho Amado por vocês, por todos nós.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Mateus 11:28-30

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Bom Fim-de-Semana!

E como dizem que o frio veio para ficar, aproveitem o fim-de-semana para ficarem em casa e beberem um chá ou café quentinho.
Bom fim-de-semana!😊

terça-feira, 19 de outubro de 2021

A Nossa Casa...

Li isto num dos meus blogues preferidos, o Strangers and Pilgrims on Earth, um blogue americano cristão, onde a JES ensina 1001 maneiras mais económicas de cuidarmos da nossa casa e onde já aprendi muito e adorei este comentário tão antigo e ao mesmo tempo, tão actual.

Deixo aqui a frase original e em português, para quem não é muito amigo de línguas estrangeiras!😉

"We often take our homes for granted. But when we steep ourselves in our home, a deep sense of place begins to emerge. Life becomes more meaningful. We begin to have a greater spiritual awareness of what our home is and should be. Perhaps our most inspiring thought is that our homes, if we are to live well in them, require and deserve a lifetime of the most careful attention. A home absorbs caretaking like a sponge. All the hours we spend tending to it are never in vain, for everything we give to our home, is in turn, given back to us. Our homes will be only as generous and nurturing as the effort we invest in them."
 
 
"Muitas vezes, tomamos as nossas casas por garantidas. Mas quando nos envolvemos na nossa casa, um profundo senso de lugar começa a imergir. A vida torna-se mais significativa. Começamos a ter uma maior consciência espiritual do que a nossa casa é e deve ser. Talvez o nosso pensamento mais inspirador é que as nossas casas, se nós quisermos viver bem nelas, requerem e merecem uma vida inteira da mais cuidadosa atenção. Uma casa absorve cuidados como uma esponja. Todas as horas que gastamos a cuidar dela nunca são em vão, porque tudo o que damos à nossa casa, é-nos por sua vez, dado em troca. As nossas casas serão apenas tão generosas e carinhosas, como o esforço que investimos nelas."
 
Acho que este pensamento se aplica a TODAS as casas. Quer gostemos da casa onde vivemos ou não, temos de fazer sempre o nosso melhor para a tornar no nosso paraíso particular. O nosso pedacinho de céu aqui na terra, neste mundo cada vez mais dividido e problemático.
A casa onde eu e o meu marido vivemos não é a nossa casa de sonho, mas temos fé que um dia poderemos viver onde realmente queremos. Numa casa mais pequena e no lugar que faz os nossos corações baterem mais forte.
Nem sempre é fácil, mas é nessas horas que temos de nos virar para O Pai e pedir-Lhe que nos dê forças e a certeza que um dia, os nossos sonhos se hão de concretizar.
Até lá, vamos agradecer por termos um teto, comida na mesa e muitas mais coisas que temos por garantidas diariamente e as quais para muita gente, infelizmente são apenas miragens.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Tarte Para o Lanche!

Tinha uma embalagem de massa folhada em fim de validade e como cá em casa não gostamos de desperdiçar nada, procurei uma receita que não fosse muito complicada e que não levasse ovos, visto que só tinha 1.
De há uns tempos para cá, tenho tentado voltar às receitas simples e com as quais e eu o meu marido crescemos. Receitas que adorávamos e que com o passar do tempo e do surgimento de milhentas receitas com ingredientes esquisitos, foram ficando esquecidas.
No meu tempo (ihihih), uma receita simples levava 4, 5 ou no máximo 6 ingredientes, mas hoje ao pesquisar por uma receita de tarte, encontrei uma receita que era apontada como simples e que "só" levava 12 ingredientes!😅 Essa ficou logo posta de parte, é claro.😬
O meu objetivo era não estragar a massa folhada e fazer algo simples e bom e acho que consegui. Descobri a receita do Bolo-Tarte de Canela no blogue Doce Final Feliz e não fiquei desapontada!😋
Fica muito fofinho e é facílimo de fazer. As únicas alterações que fiz, foram o uso de margarina derretida em vez de óleo (cá em casa usamos azeite para cozinhar e fritar e tive receio que o azeite tivesse um sabor demasiado forte para a receita) e em vez de água morna, usei "leite" de aveia.
Como não bebo leite porque sou intolerante à caseína e o meu marido por norma também não costuma beber leite, uso a bebida de aveia até para fazer puré de babata e fica delicioso.
Ah e em vez de usar a varinha para bater a massa, bati só com a vara de arames e ficou ótima na mesma.
Espero que gostem da sugestão e que tenham uma semana abençoada!💗

 Aqui está a massa, prontinha a ir para o forno!